DOENÇA DE TRANSMISSÃO HÍDRICA E ALIMENTAR (DTHA)

Doenças transmitidas por alimentos, mais comumente conhecidas como DTHA, são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas. Existem mais de 250 tipos de DTHA e a maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas.

As DTHA podem ser identificadas quando uma ou mais pessoas apresentam sintomas similares, após a ingestão de alimentos contaminados com micro-organismos patogênicos ou suas toxinas, configurando uma fonte comum. No caso de patógenos altamente virulentos, como Clostridium botulinum e Escherichia coli O157:H7, assume- se que apenas um caso pode ser considerado um surto. A maioria dos surtos tem sido relacionada à ingestão de alimentos com boa aparência, sabor e odor normais, sem qualquer alteração organoléptica perceptível.

Isso ocorre porque a dose infectante de patógenos alimentares geralmente é menor que a quantidade de micro-organismos necessária para degradar os alimentos. Esses fatos dificultam a rastreabilidade dos alimentos causadores de surtos, uma vez que os consumidores afetados dificilmente conseguem identificar sensorialmente os alimentos contaminados.

DOENÇAS DIARREICAS AGUDAS

A doença diarreica aguda (DDA) é uma síndrome causada por diferentes agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitos), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Em alguns casos, há presença de muco e sangue. Podem ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal. No geral, é autolimitada, com duração de 2 a 14 dias. As formas variam desde leves até graves, com desidratação e distúrbios eletrolíticos, principalmente quando associadas à desnutrição.

doenca de transmissao hidrica e alimentar dtha

2024

2023

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper