GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA DE ZOONOSES, ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS E DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES (GEZOO)

A Gerência tem como função planejar, organizar, orientar, normalizar, coordenar e supervisionar as atividades de vigilância epidemiológica das zoonoses, monitorando, assessorando tecnicamente e avaliando seu comportamento epidemiológico para o desenvolvimento de ações de prevenção e controle.

Gerente: Ivânia Folster
Telefone: (48) 3664-7477
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Divisão de Vetores, Reservatórios, Hospedeiros e outros (DVRH)
A DVRH planeja, orienta, coordena e supervisiona as atividades de vigilância epidemiológica de malária, leishmaniose tegumentar americana, leishmaniose visceral (canino e humano), esquistossomose, doença de chagas, filariose, febre amarela, epizootias de primatas não humanos (PNH). Também é responsável por analisar dados referentes ao perfil epidemiológico dessas doenças; treinar veterinários para coleta de vísceras em PNHs para análise de febre amarela; distribuir medicamentos para leishmanioses, malária, doença de chagas e esquistossomose; orientar manejo da Achatina fulica e medidas diante de exposição humana a esta espécie.

Telefone: (48) 3664-7479 | 3664-7480 | 3664-7482

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Divisão de Reservatórios e Animais Peçonhentos (DRAP)
A DIRA/DICAF é responsável por planejar, orientar, coordenar, monitorar e supervisionar as atividades de vigilância epidemiológica de acidentes por animais peçonhentos, brucelose, febre maculosa, hantavirose, leptospirose, raiva e teníase/cisticercose.Também é responsável por analisar dados referentes ao perfil epidemiológico dos agravos relacionados; capacitar médicos veterinários para coleta de sistema nervoso central (SNC) de cães e gatos para análise laboratorial de raiva; capacitações e treinamentos para os profissionais que atuam na vigilância dos agravos relacionados; distribuição de medicamentos para brucelose e teníase/cisticercose; bloqueio vacinal de foco positivo de raiva animal.

  Telefone: (48) 3664-7485 | 3664-7487 | 3664-7484 | 3664-7486

  E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Divisão de Vigilância e Controle do Aedes Aegypti
A Divisão de Vigilância e Controle do Aedes aegypti atua para planejar, orientar, coordenar e supervisionar as atividades de vigilância entomo-epidemiológica referente às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika. Também é responsável por monitorar os casos notificados e os focos de A. aegypti, analisar dados referentes ao perfil entomo-epidemiológico, promover capacitações e treinamentos sobre o manejo clínico destas doenças para profissionais de saúde do Estado, realizar por meio das gerências regionais supervisão e assessoria técnica aos programas de Vigilância e Controle do Aedes aegypti municipais, e realizar capacitações e treinamentos para os técnicos municipais que atuam no controle do Aedes.

  Telefone: (48) 3664-7488 | 3664-7488 | 3664-7489 | 3664-7490 | 3664-7491 | 3664-7492 | 3664-7493

  E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Suporte Laboratorial
É responsabilidade do Suporte Laboratorial, planejar, orientar, realizar controle de qualidade e coordenar as atividades laboratoriais de vigilância epidemiológica referente à entomologia. Além disso, responde pela taxonomia de animais peçonhentos, carrapatos e pulgas, flebotomíneos, triatomíneos, morcegos, ovos e larvas de culicídeos (Aedes aegyptiAedes albopictus, entre outros), insetos em geral. Atua na realização de capacitações e treinamentos para profissionais dos laboratórios de entomologia do Estado, distribuição de equipamentos e insumos laboratoriais (EPI’s, microscópios bacteriológico e entomológico etc), manejo de materiais para controle das populações de insetos e produção de laudos entomológicos e relatórios.

  Telefone: (48) 3664-7495 | 3664-7396

 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Últimas notícias...

Informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), através da...

A Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina (SES), seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS),...

Está marcado para este sábado, 02, o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. Santa Catarina...

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper