GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA DE ZOONOSES, ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS E DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES (GEZOO)

A Gerência tem como função planejar, organizar, orientar, normalizar, coordenar e supervisionar as atividades de vigilância epidemiológica das zoonoses, monitorando, assessorando tecnicamente e avaliando seu comportamento epidemiológico para o desenvolvimento de ações de prevenção e controle.

Gerente: Ivânia Folster
Telefone: (48) 3664-7477
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Divisão de Vetores, Reservatórios, Hospedeiros e outros (DVRH)
A DVRH planeja, orienta, coordena e supervisiona as atividades de vigilância epidemiológica de malária, leishmaniose tegumentar americana, leishmaniose visceral (canino e humano), esquistossomose, doença de chagas, filariose, febre amarela, epizootias de primatas não humanos (PNH). Também é responsável por analisar dados referentes ao perfil epidemiológico dessas doenças; treinar veterinários para coleta de vísceras em PNHs para análise de febre amarela; distribuir medicamentos para leishmanioses, malária, doença de chagas e esquistossomose; orientar manejo da Achatina fulica e medidas diante de exposição humana a esta espécie.

Telefone: (48) 3664-7479 | 3664-7480 | 3664-7482

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Divisão de Reservatórios e Animais Peçonhentos (DRAP)
A DIRA/DICAF é responsável por planejar, orientar, coordenar, monitorar e supervisionar as atividades de vigilância epidemiológica de acidentes por animais peçonhentos, brucelose, febre maculosa, hantavirose, leptospirose, raiva e teníase/cisticercose.Também é responsável por analisar dados referentes ao perfil epidemiológico dos agravos relacionados; capacitar médicos veterinários para coleta de sistema nervoso central (SNC) de cães e gatos para análise laboratorial de raiva; capacitações e treinamentos para os profissionais que atuam na vigilância dos agravos relacionados; distribuição de medicamentos para brucelose e teníase/cisticercose; bloqueio vacinal de foco positivo de raiva animal.

  Telefone: (48) 3664-7485 | 3664-7487 | 3664-7484 | 3664-7486

  E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Divisão de Vigilância e Controle do Aedes Aegypti
A Divisão de Vigilância e Controle do Aedes aegypti atua para planejar, orientar, coordenar e supervisionar as atividades de vigilância entomo-epidemiológica referente às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika. Também é responsável por monitorar os casos notificados e os focos de A. aegypti, analisar dados referentes ao perfil entomo-epidemiológico, promover capacitações e treinamentos sobre o manejo clínico destas doenças para profissionais de saúde do Estado, realizar por meio das gerências regionais supervisão e assessoria técnica aos programas de Vigilância e Controle do Aedes aegypti municipais, e realizar capacitações e treinamentos para os técnicos municipais que atuam no controle do Aedes.

  Telefone: (48) 3664-7488 | 3664-7488 | 3664-7489 | 3664-7490 | 3664-7491 | 3664-7492 | 3664-7493

  E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Suporte Laboratorial
É responsabilidade do Suporte Laboratorial, planejar, orientar, realizar controle de qualidade e coordenar as atividades laboratoriais de vigilância epidemiológica referente à entomologia. Além disso, responde pela taxonomia de animais peçonhentos, carrapatos e pulgas, flebotomíneos, triatomíneos, morcegos, ovos e larvas de culicídeos (Aedes aegyptiAedes albopictus, entre outros), insetos em geral. Atua na realização de capacitações e treinamentos para profissionais dos laboratórios de entomologia do Estado, distribuição de equipamentos e insumos laboratoriais (EPI’s, microscópios bacteriológico e entomológico etc), manejo de materiais para controle das populações de insetos e produção de laudos entomológicos e relatórios.

  Telefone: (48) 3664-7495 | 3664-7396

 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Últimas notícias...

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Botuverá receberam a...

O informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), através da...

Etiqueta da tosse ou respiratória. Talvez você não saiba do que se trata, mas são medidas simples, de...

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper