URETRITE GONOCÓCICA E NÃO GONOCÓCICA

A uretrite é uma inflamação ou infecção da uretra com consequente surgimento de secreção e sintomas. Esta inflamação pode ser: de causa bacteriana (gonococo, clamídia, E. Coli); de causa química (por exemplo, espermicida usado durante as relações); e de causa traumática (cirurgias, corpo estranho). As mais comuns são as infecciosas sexualmente transmitidas, que são classificadas em uretrites gonocócicas e não gonocócicas. As gonocócicas são causadas pela Neisseria gonorrheae, e as não gonocócicas são causadas por diferentes tipos de germes, entre os quais a Chlamydia trachomatis. Outros germes também podem causar uretrites, embora não frequentemente como a Trichomonas vaginalisUreaplasma urealyticumMycoplasma hominisStaphylococcus sp e Candida albicans. Existem casos mais raros como as uretrites traumáticas (sondas, corpo estranho), as uretrites por vírus, uretrites associadas à neoplasia ou ao condiloma intra-uretral e uretrite psicogênica.

Os sintomas mais comuns dessa doença são: dor para urinar, aumento da frequência urinária, secreção (corrimento) pela uretra, dor durante ejaculação ou relações. Menos frequentemente, dores testiculares com "inchume" do mesmo, febre e mal-estar. As uretrites podem levar infecção a outros órgãos do aparelho genital e urinário como testículos (orquite), epidídimos (epididimite), próstata (prostatite). A própria uretra pode apresentar complicações, como, por exemplo, estreitamento. A infertilidade, tanto masculina quanto feminina, é outra consequência temida das uretrites, bem como a transmissão para o feto.

A principal medida de prevenção das uretrites é através do uso de preservativo nas relações sexuais. Em caso de sintomas o indivíduo deve procurar o serviço de saúde mais próximo para avaliação e tratamento adequados.

banner campanha

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper