INFECÇÃO PELO HTLV

É uma infecção causada pelo vírus T-linfotrópico humano (HTLV) que atinge as células de defesa do organismo, os linfócitos T. Sendo classificado em dois grupos: HTLV-I e HTLV-II.

Sua transmissão pode ocorrer da mãe infectada para o recém-nascido (Transmissão Vertical) ou pelo aleitamento materno. Outras formas de infecção são através de relação sexual desprotegida e o compartilhamento de seringas e agulhas.

A maioria das pessoas infectadas pelo HTLV não apresentam sinais e sintomas durante toda a vida. Dos infectados pelo HTLV, 10% apresentarão algumas doenças associadas a esse vírus, entre as quais podem-se citar: doenças neurológicas, oftalmológicas, dermatológicas, urológicas e hematológicas (ex.: leucemia/linfoma associada ao HTLV).

O tratamento é direcionado de acordo com a doença relacionada ao HTLV. A pessoa deverá ser acompanhada nos serviços de saúde do SUS e, quando necessário, receber seguimento em serviços especializados para diagnóstico e tratamento precoce de doenças associadas ao HTLV.

Para prevenção da doença é recomendado o uso de preservativo masculino ou feminino (disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde) em todas as relações sexuais, e o não compartilhamento de seringas, agulhas ou outro objeto cortante. Da mesma forma, a amamentação está contraindicada (recomenda-se o uso de inibidores de lactação e de fórmulas lácteas infantis). 

banner campanha

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper