GONORRÉIA E INFECÇÃO POR CLAMÍDIA

São Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), causadas pelas bactérias Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis respectivamente. Na maioria das vezes estão associadas, causando a infecção que atinge os órgãos genitais, a garganta e os olhos.

Essas infecções, quando não tratadas, podem causar infertilidade (dificuldade para ter filhos), dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas, entre outros danos à saúde.

A transmissão é sexual, e o uso de camisinha masculina ou feminina é a melhor forma de prevenção.

Tem como principais sinais e sintomas:

  • Dor ao urinar ou no baixo ventre (pé da barriga), corrimento amarelado ou claro, fora da época da menstruação, dor ou sangramento durante a relação sexual.
  • A maioria das mulheres infectadas não apresentam sinais e sintomas.
  • Os homens podem apresentar ardor e esquentamento ao urinar, podendo haver corrimento ou pus, além de dor nos testículos.

Existe também a possibilidade de transmissão dessas infecções no parto vaginal podendo a criança nascer com conjuntivite, que pode levar à cegueira se não for prevenida ou tratada adequadamente. Deve-se aplicar colírio nos olhos do recém-nascido na primeira hora após o nascimento (ainda na maternidade) para prevenir a conjuntivite (oftalmia) neonatal.

Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessas IST, recomenda-se procurar um serviço de saúde para o diagnóstico correto e indicação do tratamento com antibiótico adequado. As parcerias sexuais devem ser tratadas, ainda que não apresentem sinais e sintomas.

gonorreia e infeccao por clamidia

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper