DONOVANOSE

Trata-se de uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) crônica e progressiva, causada pela bactéria Klebsiella granulomatis. Acomete preferencialmente a pele e mucosas das regiões da genitália, da virilha e do ânus. Causa úlceras e destrói a pele infectada. É pouco frequente, ocorrendo na maioria das vezes em climas tropicais e subtropicais. 

Tem como principais sintomas o surgimento de uma lesão que se transforma em uma espécie de ferida ou “caroço” avermelhado e indolor. A ferida avermelhada sangra fácil, pode atingir grandes áreas e comprometer a pele ao redor, facilitando a infecção por outras bactérias.

A principal medida de prevenção contra este agravo é o uso do preservativo em todas as relações sexuais.

Na presença de qualquer sinal ou sintoma desta IST, recomenda-se procurar um serviço de saúde para o diagnóstico correto e indicação do tratamento com antibiótico adequado. Ao término do tratamento, é necessário retorno à consulta, para avaliação de cura da infecção. Sendo muito importante evitar contato sexual até que os sinais e sintomas tenham desaparecido e o tratamento seja finalizado.

donovanose

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper