CONDILOMA ACULMINADO

O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pelo Papiloma vírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e no ânus. Entretanto, a maioria das infecções pelo HPV não resultarão em câncer, sendo mais comum o surgimento de verrugas anogenitais. O homem pode apresentar lesões na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.

A sua transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma de transmissão é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Portanto, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Também pode haver transmissão durante o parto.

O exame de rastreio para câncer de colo do útero, conhecido popularmente como Papanicolau, pode detectar alterações precoces causadas pelo HPV no colo do útero e deve ser feito como exame de rotina por todas as mulheres com idade entre 25 e 64 anos, salvo em situações especiais em que é recomendado que o rastreio seja iniciado antes.

Entre as medidas de prevenção contra o vírus HPV está o uso de preservativo em todas as relações sexuais. Outra medida eficaz de prevenção é a vacina contra o HPV, distribuída gratuitamente pelo SUS para as seguintes populações:

  • Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos;
  • Pessoas que vivem com HIV na faixa etária de 9 a 26 anos;
  • Pessoas transplantadas na faixa etária de 9 a 26 anos;

Ressalta-se, porém, que a vacina não é um tratamento e não apresenta eficácia contra infecções ou lesões por HPV já existentes.

banner campanha

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper