A Secretaria de Saúde de Santa Catarina, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), acompanha todos os possíveis casos de Evento Adverso Pós-Vacinação (EAPV) de todas as vacinas COVID-19 que estão sendo aplicadas, assim como das vacinas do calendário nacional.
Um Evento Adverso Pós-Vacinação pode ocorrer com qualquer vacina. Entretanto, como as vacinas contra o novo coronavírus são recentes, esse acompanhamento é fundamental para saber o que, de fato, pode ser considerado um Evento Adverso Pós-Vacinação que merece uma atenção especial.
Todos os casos também são notificados ao Ministério da Saúde (MS). O MS, inclusive, recomenda que todos os casos leves, moderado e graves, sem exceção, sejam notificados.
Até o momento, os casos analisados pela Diretoria estão sendo considerados muito comuns ou comuns e de leve a moderada intensidade, com o aparecimento de dor no local da aplicação como principal queixa e também alguns relatos de dor no corpo e dor de cabeça.
A Diretoria ressalta ainda que é importante que todas as pessoas vacinadas fiquem atentas e procurem o serviço de saúde caso apresentem qualquer tipo de sintoma pós-vacinação.
Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano
Bruna Matos
Patrícia Pozzo
NUCOM - Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.dive.sc.gov.br
www.instagram.com/divesantacatarina
www.facebook.com/divesantacatarina