A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebe, nesta segunda-feira,14, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) da Organização Mundial da Saúde para a Oficina de Troca de Experiências e Boas Práticas na Resposta à Covid-19 com ênfase nos eixos Vigilância e Assistência em Saúde.
O evento começou por volta de 9h, na Defesa Civil, com cerca de 27 técnicos e autoridades da área da saúde, além de Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), consultores e OPAS.
Com programação até o dia 18 de junho, o Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, abriu o evento.
"Costumo dizer que a gestão da crise em SC é tripartite de fato. Estivemos sempre próximos do COSEMS e do MS. Nós trouxemos os filantrópicos e diversas entidades para as discussões, inclusive com participação direta no COES. Trabalhamos sempre com diálogo e com a eficiência técnica. Essa conversa de hoje é mais uma soma", destacou o Motta Ribeiro.
Os tópicos que serão abordados no encontro incluem fluxo assistenciais, monitoramento, tempo de internação, dados de regulação, planejamento para transporte, papel da atenção primária, logística e disponibilidade para aquisição/distribuição de insumos e equipamentos, planos de ação para vigilância e assistência, incidência de casos, projeções, ocorrência de óbitos em residência por semana epidemiológica, entre outros.
As conversas continuam até sexta-feira. Haverá também visitas técnicas nos Hospitais referências e Unidades Hospitalares: no dia 15, em Florianópolis; enquanto, no dia 16 de junho, em Criciúma e Joinville. O fechamento e conclusão dos trabalhos será dia 18, na sede da Defesa Civil.
A parceria da SES com a OPAS/OMS visa a implementação de ações de cooperação técnica voltadas à melhoria da saúde da população da Superintendência de Vigilância em Saúde.