A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai participar neste sábado (14) do Dia D de Mobilização contra a dengue, uma iniciativa que busca conscientizar a sociedade sobre a importância de medidas simples para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Para conter o aumento do número de casos e sensibilizar a população, a SES continua incentivando e apoiando os municípios a realizar mais esta mobilização, levando informações educativas para combater a proliferação do mosquito. No município de São José, por exemplo, a concentração será no Kobrasol com a participação do secretário da Saúde, Diogo Demarchi.
Foto: Jonatã Rocha | Secom
O ano de 2024 foi marcado pelo maior número da doença até o momento. Foram registrados 347 casos confirmados e 340 óbitos. Em relação à vigilância do Aedes aegypti foram identificados 65.843 focos em 283 municípios.
“Estamos alinhando o máximo de ações possíveis para conter a dengue. Convido a população para fazer parte desse esforço e colaborar com algumas atitudes, tais como tampar caixas d’água, descartar o lixo adequadamente, manter limpas as vasilhas de água dos animais e eliminar qualquer acúmulo de água em vasos, pneus e outros recipientes. Apenas cinco minutos são suficientes para eliminar água parada e evitar a proliferação do mosquito”, enfatiza o secretário Diogo.
A mobilização é desenvolvida pelo Ministério da Saúde, Estados e municípios.
Outras ações
Além disso, em novembro ocorreu a mobilização da rede de ensino municipal, estadual e privada para discussões sobre o tema, no período de 07 a 14, para que as crianças possam ajudar a eliminar os focos do mosquito. Já no dia 23 de novembro ocorreu mais uma mobilização no Estado. Durante o ano de 2024, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) apoiou tecnicamente todos os municípios nas atividades de controle do vetor e vigilância dos casos, como a distribuição e aplicação de inseticidas, capacitações, visitas e reuniões técnicas nos municípios, implantação do comitê para análise de óbitos relacionados a zoonoses.
A SES também atuou para ampliar o número de leitos para o recebimento de pacientes com necessidade de internação clínica, bem como publicou uma ata de medicamentos para manejo da dengue, com possibilidade de adesão por parte dos municípios.
Levando em consideração o período sazonal que se aproxima, favorecendo a proliferação e disseminação do vetor, a Saúde estadual intensifica as ações para o enfrentamento das arboviroses. “Realizamos a aquisição de duas camionetes e 100 unidades de pulverizadores motorizados portáteis para aplicação de inseticida. Mesmo assim, a população tem papel fundamental e precisa fazer a sua parte”, destaca João Augusto Fuck, diretor da DIVE.
Prevenção da dengue:
A prevenção da dengue concentra-se na eliminação dos criadouros do mosquito e na proteção contra picadas. Medidas eficazes incluem:
• Eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas e vasos de plantas;
• Manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados;
• Limpar calhas e lajes para evitar acúmulo de água;
• Utilizar repelentes e roupas de mangas compridas, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo;
• Instalar telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos.
Assessoria de Comunicação SES
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.saude.sc.gov.br