Secretaria de Estado da Saúde participa de reunião técnica sobre inseto maruim no município de Luiz Alves

A equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou na terça-feira, dia 16 de abril, de reunião técnica em Luiz Alves para discutir sobre a infestação do inseto maruim (Culicoides sp.) no município. Essa situação fez o município decretar estado de emergência no dia 27 de março de 2024.

Participaram da reunião diversos órgãos além da SES, entre eles a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), a convite da Secretaria, bem como a regional de saúde de Itajaí, técnicos regionais da Epagri-Itajaí, técnicos e gestores da Prefeitura de Luiz Alves e representantes dos produtores agrícolas locais.

Na reunião, conduzida pelo prefeito da cidade, Marcos Pedro Veber, foram debatidos os fatores associados à infestação, os riscos à saúde humana e os impactos na vida dos cidadãos, bem como as dificuldades enfrentadas para a manutenção dos trabalhadores nas áreas de plantação de bananas, principal produto da cidade.

Foram discutidos ainda os métodos de controle do inseto hoje disponíveis e as possíveis ações a curto prazo para controle, bem como pesquisas a serem conduzidas pela Epagri, a médio e longo prazo, que podem resultar no controle biológico do maruim.

Pela área da saúde, ficou estabelecido que no momento não há evidência de transmissão de arboviroses pelo maruim na região, porém será reforçada a vigilância de casos humanos com sintomas febris agudos e sintomas neurológicos, com encaminhamento de amostras ao LACEN-SC para vigilância laboratorial da febre do Oropouche. Também será realizado levantamento entomológico no município por técnicos do laboratório de entomologia da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES, para identificação das espécies de Culicoides presentes na região, a fim de entender o risco potencial da transmissão de doenças para o ser humano.