Santa Catarina recebe recurso para ações de enfrentamento da hanseníase

O Ministério da Saúde (MS) publicou uma portaria em que destina a alguns municípios do país recursos para serem utilizados no enfrentamento da hanseníase. Santa Catarina foi contemplada com o repasse de verbas para Florianópolis, Itajaí, Joinville, Xaxim, Chapecó e Anchieta.

A médica infectologista e gerente de IST, HIV/Aids e Doenças Infecciosas da DIVE, Regina Valim, explica que o recurso pode ser utilizado na implantação de estratégias de busca ativa para detecção de novos casos da doença e também para a realização de capacitações sobre diagnóstico, tratamento e prevenção de incapacidades. “Os valores podem ser utilizados conforme determina a portaria do Ministério da Saúde e vão auxiliar nas ações que já são executadas pelos municípios. Florianópolis, Itajaí e Joinville vão receber o repasse de R$60 mil, Chapecó de R$50 mil, Xaxim, de R$45 mil,  e Anchieta, R$35 mil”, destaca.

Confira aqui a portaria.

Além dessas ações, os recursos podem ser usados na realização de vigilância de contatos intradomiciliares, com resgate de contatos de casos de hanseníase não examinados nos últimos 5 (cinco) anos, por meio de visitas in loco; na realização de testes rápidos nos contatos de casos registrados a partir de 2023 para rastreio de contatos com maior chance de adoecimento; no resgate de casos em situação de abandono; e na realização de atividades educacionais nas unidades sobre estigma institucional.

Caberá à Secretaria Estadual de Saúde apoiar tecnicamente as Secretarias Municipais de Saúde no processo de execução das ações

Santa Catarina, dentre os estados da federação,é o estado com uma das menores taxas de detecção de hanseníase. No ano de 2022, foram diagnosticados 159 casos novos da doença. Dentre os casos, cinco crianças foram diagnosticadas.

A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória. O diagnóstico e o tratamento são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
Instagram: @divesantacatarina