Saúde realiza Seminário de Apoio ao Funcionamento dos Comitês Municipais de Investigação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), realizou no dia 21 de novembro, em Florianópolis, o III Seminário de Apoio ao Funcionamento dos Comitês Municipais de Investigação da Transmissão Vertical do HIV e da sífilis. Os comitês funcionam nos municípios onde é necessária uma atenção maior no controle de casos de transmissão dessas Infecções Sexualmente Transmissíveis da mãe para o bebê durante a gestação, a fim de buscar a eliminação.

Para a gerente de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais (GEDIC), da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), Regina Célia Santos Valim, o apoio oferecido aos municípios através desse Seminário é importante para fortalecer o trabalho dos comitês. “É através desses comitês que os municípios conseguem investigar e identificar de que forma ocorre a transmissão vertical dessas ISTs e, com essa informação, a equipe de saúde têm ferramentas para trabalhar na prevenção, a fim de evitar novos casos”, explica a gerente.

Além da gerente de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais, a médica infectologista Regina Célia Santos Valim; participaram do III Seminário de Apoio ao Funcionamento dos Comitês Municipais de Investigação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis, a médica ginecologista da GEDIC, Flávia Moreira Soares; a Diretora de Atenção Primária à Saúde da SES, ngela Blatt Ortiga; a médica infectologista do Ministério da Saúde, Carmem Domingues e a técnica do Ministério da Saúde, Ariane de Matos.

As cidades de Itajaí e São José também tiveram a oportunidade de apresentar experiências exitosas realizadas nos respectivos municípios para a eliminação da transmissão vertical do HIV e da sífilis. Ambos os municípios, através do trabalho de monitoramento das gestantes, receberam, no ano de 2022, a certificação, bem como o selo de boas práticas em busca do controle e da eliminação.