Secretaria da Saúde libera aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 na população de todos os grupos prioritários

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), liberou a aplicação da vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19 em toda a população, acima dos 12 anos, dos grupos prioritários elencados para a vacinação. A decisão segue recomendação do Ministério da Saúde (MS) que descartou a necessidade de aguardar a finalização de uma fase para dar início a outra.

De acordo com o MS, inicialmente os grupos prioritários foram divididos em fases para facilitar a operacionalização da vacinação. No entanto, tendo em vista a entrega oportuna das vacinas para os estados e a capacidade de distribuição, não existe mais a necessidade de escalonar a aplicação de doses. Sendo assim, estão aptos a tomar a vacina Pfizer bivalente contra a Covid–19 todas as pessoas que integram um dos grupos prioritários:

- abrigados e trabalhadores de instituições de longa permanência (ILPI);
- idosos com 60 anos ou mais;
- pacientes imunocomprometidos;
- população das comunidades indígenas e quilombolas;
- gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto);
- trabalhadores da saúde;
- pessoas com deficiência permanente;
- população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade.

vacinacao 21 03 2023

Foto: Cristiano Andujar/SECOM

Apesar da liberação, a gerente de imunização da DIVE, Arieli Fialho, esclarece que os municípios têm autonomia para definir as próprias estratégias de vacinação. “A nossa recomendação é que a população sempre busque informações com a secretaria de saúde da cidade onde mora sobre os locais e horários de vacinação e grupos que estão sendo vacinados. Isso porque um município pode optar por liberar um grupo antes ou depois, de acordo com a disponibilidade de doses, equipes de vacinação, entre outros motivos”, destaca a gerente.

Para receber a dose de reforço com a vacina Pfizer bivalente, além de fazer parte de um dos grupos prioritários, é imprescindível que a pessoa tenha 12 anos ou mais, tenha se vacinado com pelo menos duas doses de vacina monovalente (Pfizer, Coronavac, AstraZeneca, Janssen) e tenha tomado a última dose há, pelo menos, quatro meses.

O público-alvo total dos grupos prioritários para receber a dose da vacina bivalente é de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas. O estado de Santa Catarina já recebeu do Ministério da Saúde e distribuiu aos 295 municípios catarinenses 671.094 doses. Até o momento, segundo o vacinômetro federal, foram aplicadas 110 mil doses.

A SES reforça que as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários para a aplicação da vacina bivalente devem seguir o esquema de vacinação com a aplicação das doses do esquema primário e doses de reforço monovalentes, de acordo com a faixa etária.

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM - Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper