Vacinas continuam disponíveis nos postos de saúde mesmo após fim das Campanhas de Vacinação

As Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos de idade terminou na última sexta, dia 30, no estado de Santa Catarina. No período de realização das Campanhas, que teve início em 8 de agosto, foram vacinadas 314.475 crianças contra a poliomielite, cobertura vacinal de 80,42%, e foram atualizadas 428.203 cadernetas na Campanha de Multivacinação.

Importante ressaltar que os municípios catarinenses têm até o dia 31 de outubro de 2022 para fazer os registros de vacinação realizados dentro do período de Campanhas. Sendo assim, a cobertura vacinal ainda pode sofrer alterações.

João Augusto Brancher Fuck, diretor da DIVE/SC, ressalta que, mesmo com o fim das Campanhas, as doses das vacinas vão continuar disponíveis nos postos de saúde para aplicação de acordo com o Calendário Vacinal. “A Secretaria de Saúde mantém as orientações para que os municípios continuem mobilizados, realizem a busca ativa de crianças não vacinadas, ampliem os horários dos locais de vacinação e não cobrem comprovante de residência”, ressalta o diretor.

Nos postos de saúde são ofertadas gratuitamente 17 vacinas que protegem contra mais de 20 doenças como, por exemplo, poliomielite, febre amarela, sarampo, meningite, caxumba, rubeóla, tétano, coqueluche, entre outras.

No caso da vacinação contra a poliomielite, durante o período de realização das Campanhas, as doses da Vacina Oral Poliomielite (VOP) estavam sendo aplicadas indiscriminadamente em crianças de um a quatro anos, desde que já tivessem recebido três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico, aos 2, 4 e 6 meses de idade. Com o fim da Campanha, as doses da VOP voltam a ser aplicadas de acordo com o Calendário Vacinal, aos 15 meses e aos 4 anos.

A gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), Arieli Fialho, lembra que os pais tiveram quase dois meses para atualizar a situação vacinal dos filhos. “As Campanhas terminariam inicialmente no dia 9 de setembro, mas foram prorrogadas e terminaram só no dia 30. Tivemos ainda o Dia D, em 20 de agosto, quando todos os municípios abriram postos no sábado, ampliando a oportunidade de vacinação. A Secretaria de Saúde vai seguir com o trabalho de buscar essas crianças e incentivar a vacinação, mas também precisamos contar com a colaboração dos pais”, finaliza a gerente.

(informações entre julho e outro de 2022)

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM - Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina 

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper