NOTA: Surto de toxoplasmose em trabalhadores de indústria madeireira de Lages/SC

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) foi notificada pela Secretaria Municipal de Saúde de Lages (SMS/Lages) da ocorrência de casos suspeitos de toxoplasmose envolvendo trabalhadores de uma indústria madeireira com sede no município. Considerando a complexidade do caso, o número de trabalhadores possivelmente envolvidos e visando dar uma resposta rápida para a situação, foi iniciada uma investigação epidemiológica de campo, contando com a participação de técnicos da vigilância epidemiológica, sanitária, de saúde ambiental e do trabalhador da SMS/Lages, da Gerência Regional de Saúde de Lages e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), Sanitária (DIVS/SC) e do Laboratório Central de Santa Catarina (LACEN/SC). Também foram convidados técnicos do Ministério da Saúde das áreas de vigilância de doenças hídricas e alimentar, laboratório, saúde ambiental e do trabalhador, além de uma equipe do EPISUS para auxiliar na investigação.

Até o momento já foram confirmados laboratorialmente 19 casos de toxoplasmose, com início de sintomas entre o dia 10 de maio e o dia 18 de julho. Os sinais e sintomas mais prevalentes foram dor de cabeça, dor no corpo, cansaço, tosse, dor nas pernas, fraqueza, dor nas costas e febre.

Outras ações foram desencadeadas pelas equipes de campo, como a realização de inspeções de rotina para averiguar o cumprimento das boas práticas de manipulação de alimentos, além da coleta de água na fonte de captação que abastece a empresa, que apresentou resultado insatisfatório, demonstrando a não potabilidade da água para o consumo humano. A partir disso, foi preventivamente interrompido o fornecimento de água para consumo humano por meio desta fonte, tendo a empresa que providenciar água potável por meio de garrafões de água mineral e por meio de caminhões pipa até que seja implantada uma nova forma de captação de água potável e de qualidade para consumo humano.

A SMS/Lages em conjunto com a SES/SC vem acompanhando as ações realizadas pela empresa, que incluem as mudanças na forma de captação da água, bem como a prestação de toda a assistência à saúde aos trabalhadores que apresentam sintomas, incluindo atendimento oftalmológico. Sete pacientes necessitaram de hospitalização, contudo todos tiveram boa evolução, receberam alta médica e seguem em acompanhamento pela equipe saúde municipal de Lages.

O que é toxoplasmose?
A toxoplasmose é uma infecção comumente transmitida por alimentos e água contaminados pelo protozoário Toxoplasma gondii (T. gondii). A infecção pode ocorrer pela ingestão de alimentos ou água contaminados com oocistos que são excretados nas fezes de felinos domésticos ou selvagens, durante curto período de tempo e apenas na primoinfecção. Os oocistos podem contaminar o solo e a água, permanecendo infectantes mesmo em condições ambientais extremas, por um ou mais anos. Também é possível se infectar ao consumir carne crua ou malcozida, especialmente de porco e carneiro, contendo cistos teciduais (bradizoítos) de T. gondii. Os cistos podem permanecer infectantes por semanas nos fluídos corporais à temperatura ambiente e, na carne, pelo tempo que ela permanecer comestível e não cozida.

O período de incubação é de 10 a 23 dias quando ingeridos cistos teciduais e, de 5 a 20 dias, no caso de ingestão de oocistos.

A sintomatologia é variável e geralmente associada ao estágio da infecção e à via de exposição. A infecção por T. gondii, resulta majoritariamente em quadros assintomáticos ou oligossintomáticos, sem a necessidade de tratamentos específicos.

Quando sintomático, o quadro mais característico da fase aguda é a linfadenopatia localizada, com presença de nódulos linfáticos cervicais posteriores, podendo haver também presença de febre, com duração entre uma semana e um mês. A retinocoroidite é a lesão mais comumente relacionada à toxoplasmose, presente em 30% a 60% dos casos. O comprometimento macular pode levar à perda progressiva da visão e evoluir para cegueira. Vale ressaltar que a toxoplasmose aguda é ainda de maior preocupação quando acomete a gestante, devido à possibilidade da transmissão vertical.

O diagnóstico da doença se dá por meio das manifestações clínicas do paciente, quando sintomático, e exames laboratoriais sorológicos IgM, IgG e a avidez de IgG. Quanto ao tratamento, a toxoplasmose adquirida geralmente é benigna em indivíduos sadios, sendo o tratamento farmacológico, preconizado pelo Ministério da Saúde está disponível para gestantes, recém-nascidos e pacientes imunodeprimidos, com manifestação ocular ou com complicações da doença.

(informações entre julho e outro de 2022)