Coronavírus: SC estabelece critérios para isolamento e quarentena de casos e contatos de Covid-19

A Secretaria da Saúde (SES) de Santa Catarina por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) divulga os fluxogramas com novas orientações de isolamento e quarentena para casos confirmados e contato de casos confirmados de Covid-19, conforme orientações estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS).

Os pacientes com Síndrome Gripal (SG) leve a moderada ou assintomáticos confirmados para COVID-19 devem permanecer afastados das atividades presenciais pelo período de 10 dias completos após o início dos sintomas, podendo retornar após esse período, desde que não apresentem sintomas respiratórios e febre, há pelo menos 24 horas e sem o uso de medicamentos antitérmicos.

Contudo, àqueles que no 7° dia estiverem a pelo menos 24 horas sem febre, sem o uso de antitérmicos e sem sintomas respiratórios, poderão sair do isolamento após o 7° dia, sem a necessidade de realização de testagem. O isolamento pode ser antecipado para o 5° dia se estiverem assintomáticos e sem febre há pelo menos 24 horas, e realizarem testagem (RT-qPCR ou teste rápido de antígeno) para Covid-19 com resultado negativo.

Em relação aos contatos assintomáticos de casos confirmados de Covid-19, devem ficar em quarentena domiciliar por um período de 10 dias, podendo ser antecipado para 7 dias se, a partir do 5° dia de quarentena, apresente teste negativo para Covid-19 e permaneça assintomático. Caso apresente sintomas durante o período de quarentena, passa a ser considerado como caso confirmado de Covid-19 pelo critério clínico epidemiológico, devendo seguir as medidas de isolamento.

Para todos os casos em que o isolamento ou quarentena for antecipada para o 5º ou 7º dia, as pessoas devem manter medidas adicionais de precaução até o 10º dia. Essas medidas são: manter o uso de máscaras, higienizar as mãos, evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou que possuam fatores de risco para agravamento da Covid-19, não frequentar bares, restaurantes e demais estabelecimentos em que seja necessário retirar a máscara para se alimentar, e não realizar viagens durante esse período.
O isolamento é a separação das pessoas infectadas dos não infectados durante o período de transmissão da doença, compreendido entre dois dias antes do início dos sintomas e 10 dias após.

A quarentena é uma medida preventiva recomendada para restringir a circulação de pessoas que foram expostas a uma doença infectocontagiosa durante o período em que elas podem ficar doentes, de maneira a evitar a possível propagação do coronavírus.

Contato próximo todas as pessoas que tiveram contato direto com o caso suspeito ou confirmado por um período mínimo de 15 minutos sem utilizar as barreiras de proteção (máscara cirúrgica, PFF2 ou similar), sem realizar distanciamento físico de pelo menos 1,0 m, ou que teve contato físico direto (por exemplo, apertando as mãos), ou que resida na mesma casa ou ambiente (dormitórios, creches, alojamento, dentre outros) de um caso confirmado.

O documento pode ser acessado aqui.

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM - Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper