Nota: Secretaria de Saúde presta esclarecimentos sobre a aprovação da Pfizer pela Anvisa para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta, 16, a indicação da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer/Wyeth para crianças de 5 a 11 anos. A avaliação técnica realizada pelo órgão regulador concluiu que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, podendo ser incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Ainda, durante o anúncio, a Anvisa esclareceu que a vacina aprovada para a imunização das crianças de 5 a 11 anos é diferente daquela utilizada para a vacinação das pessoas maiores de 12 anos . As vacinas utilizadas para pessoas com 12 anos ou mais tem uma composição de 30 microgramas por dose e está identificada com uma tampa roxa.  Já a vacina que será aplicada nas crianças de 5 a 11 anos terá o equivalente a um terço da fórmula “padrão” (10 microgramas por dose) e será identificada com uma tampa laranja. Até o momento, este imunizante não está disponível no Brasil.

É importante destacar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre uma maior proteção para crianças de 5 a 14 anos, que são as mais afetadas pela nova onda de Covid-19 que vem ocorrendo na Europa, e a vacinação é uma estratégia importante para se fortalecer essa proteção.

Assim como a OMS, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES/SC) acredita na importância da vacinação deste público e aguarda informações oficiais do Ministério da Saúde (MS) quanto à aquisição da vacina, bem como orientações técnicas sobre o prazo para inclusão de crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19. No estado, a população na faixa etária dos 5 aos 11 anos está estimada em 642.800 crianças.

Desde o início da pandemia foram notificados em Santa Catarina  28.788 casos de Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, dos quais oito evoluíram para óbito. Também foram registradas 1.188 hospitalizações, das quais 169 necessitaram de internação em leito UTI.

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM - Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper