Vacinação em SC: Estado distribui nova remessa de doses da Pfizer para dar continuidade à vacinação dos adolescentes

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, distribui nesta terça, 09, nova remessa com 185.808 doses da vacina Pfizer. Serão enviadas 38.976 doses para aplicação da primeira dose (D1) nos adolescentes de 12 a 17 anos de idade; 95.202 doses para aplicação da segunda dose (D2); além de 51.630 doses para a aplicação da dose de reforço (DR) nos idosos com 60 anos ou mais e nos trabalhadores da saúde.

Confira aqui a tabela de distribuição de doses, por município, e as informações repassadas às Secretarias Municipais de Saúde.

Com mais essa remessa, o estado conclui o envio de pouco mais de 73% das doses necessárias para vacinar todos os adolescentes de 12 a 17 anos com a primeira dose. A população total estadual nesta faixa etária é de 549.894 pessoas (IBGE, 2020).

Os quantitativos que serão enviados para a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos; para a aplicação da segunda dose; e dose de reforço nos idosos com 60 anos ou mais, além dos trabalhadores da saúde atendem as solicitações das Secretarias Municipais de Saúde.

A gerente de imunização da DIVE/SC, Arieli Schiessl Fialho, explica que a administração da Dose de Reforço (DR) nos idosos deve ocorrer cinco meses após a última dose ou dose única do esquema de vacinação primário. No caso dos trabalhadores da saúde, o intervalo para a aplicação da dose de reforço é de, ao menos, seis meses.

A distribuição das vacinas será na manhã desta terça, 09. As doses das centrais regionais de Lages, Rio do Sul, Blumenau, Grande Florianópolis, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Jaraguá do Sul, Joinville e Mafra serão transportadas de carro. As doses das centrais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia, Xanxerê, Joaçaba e Videira serão transportadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.