Campanha de Multivacinação entra na última semana com quase 100 mil cadernetas de vacinação atualizadas

Termina nesta sexta, 29, a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos. Desde o início da Campanha, no dia 1º até o dia 22 de outubro, segundo levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica com base nos dados de vacinação enviados pelos municípios catarinenses, 98.710 crianças e adolescentes tomaram ao menos uma dose de vacina. 

Entre as doses aplicadas estão todas aquelas do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente como a vacina BCG, que previne formas graves da tuberculose; a Tríplice Viral, que previne a caxumba, o sarampo e a rubéola; a febre amarela; e a polio, que protege contra a poliomielite. São vacinas que protegem contra mais de 20 doenças. 

A chefe da divisão de imunização da DIVE/SC, Chaiane Natividade Gonçalves, explica que mesmo após o término da Campanha as doses vão continuar disponíveis nos postos de saúde de todos os municípios catarinenses. “A Campanha tem como principal objetivo resgatar crianças e adolescentes não vacinados e serve como um alerta para pais e responsáveis sobre a importância de manter a vacinas em dia, a fim de evitar inúmeras doenças. No entanto, a procura por essas vacinas deve ocorrer ao longo de todo o ano, independentemente da Campanha”.

Para saber os locais, datas e horários de vacinação, a população deve procurar informações junto a secretaria de saúde do município de residência. Os pais e responsáveis que estão com dúvidas sobre a situação vacinal dos filhos, devem levar a criança ou o adolescentes até um posto, com a carteirinha de vacinação em mãos, para verificar se todas as doses estão em dia. 

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper