Santa Catarina confirma caso importado da nova variante do vírus SARS-CoV-2

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu a confirmação nesta quinta-feira, 11, de um caso de COVID-19 pela variante P.1 do Vírus SARS-CoV-2, circulante em Manaus/Amazonas. O caso importado é de um paciente, de 55 anos, residente em Joinville, norte do estado, com histórico de viagem para Manaus.

O paciente retornou à Santa Catarina no dia 16 de janeiro, data em que apresentou falta de ar e procurou uma unidade de saúde para atendimento. No dia seguinte, 17 de janeiro, realizou o exame RT-qPCR. O resultado positivo para a COVID-19 foi confirmado pelo Lacen/SC no dia 18 de janeiro, conforme Nota de Alerta, divulgada hoje, 11.

Como o paciente tinha histórico de viagem para Manaus, foi seguido o protocolo para investigação genômica da COVID-19, conforme orienta Nota Informativa já publicada pela SES. Sendo assim, a amostra foi encaminhada pelo Lacen/SC para a Fiocruz do Rio de Janeiro, laboratório referência para Santa Catarina, para sequenciamento genético.

O quadro apresentado pelo paciente foi moderado, porém ele ficou internado no Hospital Bethesda, em Joinville, em isolamento. Ele já teve alta hospitalar.

A SES/SC e a Secretaria Municipal de Saúde de Joinville reiteram que conforme resultados preliminares da investigação epidemiológica, até o momento, não há indícios de transmissão comunitária da variante no município. “Este caso teve como local provável de transmissão a cidade de Manaus, portanto até o momento um caso importado e isolado”, explica Fábio Gaudenzi, médico infectologista da SES/SC.