Vacinação em SC: Distribuição das doses da vacina contra a COVID-19 que chegaram na manhã desta sexta já começou

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina já iniciou a distribuição das doses da vacina contra a COVID-19 que chegaram ao estado na manhã desta sexta, 20. Devido ao mau tempo, os voos sofreram pequenos atrasos. No entanto, os imunizantes, 110.300 doses da Coronavac e 80.730 doses da vacina Pfizer, chegaram ao estado sem prejuízo.

vacinasok

Foto: SECOM/SC

A distribuição começou no início da tarde para as centrais regionais da Grande Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Criciúma e Araranguá. No sábado, pela manhã, serão distribuídas as doses das centrais de Lages, Rio do Sul, Jaraguá do Sul, Joinville e Mafra via terrestre. As doses das centrais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira e Joaçaba serão transportadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar (BOA).

Nesta remessa estão sendo distribuídas 136.890 doses da vacina Pfizer para aplicação da primeira dose (D1), sendo 80.730 doses recebidas nesta sexta e outras 56.160 que o Ministério da Saúde havia destinado, inicialmente, para administração da segunda dose, porém retificou a informação e destinou as vacinas para uso como primeira dose. Além de 55.150 doses da vacina Coronavac, ou seja, metade do que foi recebido nesta sexta, considerando a necessidade de reservar a outra metade para aplicação da segunda dose.

Confira aqui a tabela de distribuição de doses e as orientações aos municípios catarinenses sobre a continuidade da Campanha de Vacinação.

As 192.040 doses (D1) devem ser utilizadas para a vacinação da população adulta com 18 anos ou mais e adultos de outros grupos prioritários que, por algum motivo, ainda não tenham sido vacinados. Os municípios que já encerraram a aplicação da primeira dose em toda a população adulta com 18 ou mais e tiverem sobra de vacinas, devem comunicar a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) que fará o remanejamento das doses para outros municípios que ainda precisam avançar na vacinação.

O diretor de vigilância epidemiológica João Augusto Brancher Fuck ressalta que a vacinação dos adolescentes, com idade entre 17 e 12 anos, precisa ser discutida e pactuada com os municípios, por esse motivo, ainda não está liberada no estado. “Haverá uma reunião no dia 24 de agosto entre estado e municípios para definir os detalhes da vacinação contra a Covid-19 nos adolescentes, mas primeiro temos que vacinar toda a população adulta acima de 18 anos, de todos os municípios, com a primeira dose da vacina”, enfatizou o diretor.

Segunda dose

Nesta remessa, também estão sendo distribuídas 142.075 doses da vacina AstraZeneca para uso como segunda dose (D2). Esse quantitativo corresponde a 70% da distribuição da primeira dose. O estado aguarda o envio de novas doses, pelo Ministério da Saúde, para disponibilizar aos municípios.

O estado reforça a necessidade da população retornar para tomar a segunda dose da vacina. O pedido é ainda mais importante neste momento em que já há a confirmação da transmissão comunitária da variante Delta no estado. “Apenas com o esquema vacinal completo, ou seja, com as duas doses ou dose única da vacina, a pessoa pode se considerar protegida das formas graves da doença, hospitalizações e até de evoluir para a morte”, explica o diretor da DIVE/SC.

Importância do registro

O estado acompanha a evolução da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 através do registro de doses aplicadas, que deve ser realizado por todos os municípios no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (Novo SI-PNI - online) ou um sistema próprio que interopere com ele. É de extrema importância que as equipes municipais realizem esse registro em até 48 horas após a aplicação da dose para que o estado consiga aprimorar a análise da cobertura vacinal e o planejamento do envio de doses para os municípios, para garantir a homogeneidade da cobertura vacinal.

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano
Bruna Matos
Patrícia Pozzo
NUCOM - Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
www.instagram.com/divesantacatarina