Vacinação em SC: Distribuição de doses da Pfizer começa na terça pela manhã

O Governo de Santa Catarina recebeu nesta segunda-feira, 10, nova remessa da vacina Pfizer. O lote com 39.780 doses chegou ao aeroporto de Florianópolis às 19h20 e foi recepcionado pelo secretário adjunto da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes. Do aeroporto, as doses da vacina foram encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio para a separação e organização da distribuição.

“Todo o quantitativo de imunizante que chega a Santa Catarina tem uma importância muito grande, porque nos permite avançar nos grupos prioritários e, assim trazer mais segurança para a população catarinense”, destaca Alexandre Lencina Fagundes, secretário adjunto da Saúde.

Desta vez, além de Florianópolis e São José, mais três municípios irão receber as doses da vacina Pfizer, Tubarão, Joinville e Blumenau. Para Florianópolis serão encaminhadas 10.530 doses, São José vai receber 7.020 doses, já os municípios de Tubarão, Joinville e Blumenau vão receber 4.600 doses cada, totalizando 31.350 doses. Todos esses municípios tiveram suas equipe capacitadas e possuem estrutura física para armazenamento.

A distribuição para estes municípios começa às 8h da manhã desta terça. “O resultado da distribuição do primeiro lote desta vacina somente para Florianópolis e São José foi bem positivo e conseguimos avaliar de perto o manejo necessário para a conservação da temperatura. Por isso, decidimos ampliar a distribuição para outros municípios que já estão aptos para receber esse imunizante”, assinalou o diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck.

As demais, um total de 8.430 doses, serão distribuídas para outros municípios que possuam estrutura para armazenamento e equipes capacitadas para administrar os imunizantes.

A vacina contra a COVID-19, produzida pelo laboratório Pfizer, chega a Santa Catarina a uma temperatura de -20ºC. Nessa temperatura, as doses podem ser mantidas por até 14 dias. Antes da aplicação, as doses devem ser mantidas a uma temperatura de 2 a 8 graus por um período de até cinco dias.

As vacinas servirão para dar continuidade à vacinação das pessoas com comorbidades, com a aplicação da primeira dose (D1). A segunda dose (D2) deve ser aplicada com um intervalo de 12 semanas após a primeira dose, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Amanda Mariano, Bruna Matos e Patrícia Pozzo
Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) / SES