NOTA - Terceiro óbito de dengue é registrado em SC nesse ano

O terceiro óbito de dengue em Santa Catarina desse ano foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC). O caso foi registrado no município de Joinville, norte do estado. Uma mulher, de 33 anos, morreu em decorrência das complicações causadas pela doença.

As outras duas mortes de dengue do estado também foram registradas em Joinville. Dois homens, 75 e 49 anos. Até então, os últimos registros de morte por dengue em Santa Catarina eram de 2016, nos municípios de Chapecó e Pinhalzinho, no Oeste.

O município de Joinville está em epidemia de dengue com uma taxa de incidência de 563,9 casos por 100 mil/hab e concentra 84,8% dos casos autóctones do estado. A Organização Mundial da Saúde define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes.

A DIVE/SC acompanha a situação do município. Ainda no começo desse mês, representantes da diretoria estiveram reunidos com a equipe da prefeitura de Joinville, técnicos das vigilâncias epidemiológica e ambiental e com a equipe da Regional de Saúde do município. Durante as reuniões, as ações de controle do mosquito Aedes aegypti e de orientação à população foram discutidas e alinhadas. Além disso, a Regional de Saúde já realizou a aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV) nas áreas com casos confirmados no município.

Amanda Mariano, Bruna Matos e Patrícia Pozzo
Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) / SES