Vacinação em SC: Governo de SC recebe nesta terça mais 22.230 doses da vacina Pfizer

Uma nova remessa com mais 22.230 doses da vacina Pfizer está prevista para chegar a Santa Catarina às 19h05 desta terça. Do aeroporto, as doses serão encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio para a organização da logística de distribuição. As doses serão encaminhadas para as centrais regionais ao longo desta semana. Desta vez, mais municípios vão receber doses da vacina Pfizer, um total de 11 cidades: Blumenau (3.510), Brusque (2.340), Criciúma (3.510), Biguaçu (1.170), Palhoça (1.170), São José (2.340), Balneário Camboriú (2.340), Itajaí (3.510), Jaraguá do Sul (2.340), Joinville (2.340) e Tubarão (1.170).

“Essa ampliação na distribuição de doses da vacina Pfizer só está sendo possível porque o processo de logística e validação do uso desta vacina tem ocorrido, até o momento, sem dificuldades entre estado e municípios que já receberam o imunizante. Então, ficamos tranquilos em ampliar a distribuição para mais cidades catarinenses”, avalia o diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck.

As vacinas da Pfizer devem ser utilizadas como dose um (D1) para dar continuidade à vacinação de pessoas com comorbidades, deficiência permanente grave, gestantes e puérperas com comorbidades.

Doses da AstraZeneca que chegaram nesta madrugada já foram distribuídas

As doses da vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz que chegaram a Santa Catarina nesta madrugada já foram entregues para todas as 17 centrais regionais. A distribuição teve início no começo da tarde desta terça, 18. As vacinas foram encaminhadas via aérea, com o avião do Corpo de Bombeiros Militar, para as centrais regionais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira, Joaçaba, Lages e Mafra e via terrestre para as centrais de Rio do Sul, Grande Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau e Itajaí.

“Seguimos com o nosso compromisso de receber e distribuir as doses, no menor tempo possível, pensando sempre na importância de vacinarmos cada vez mais a população dos grupos prioritários de Santa Catarina”, destaca o diretor da DIVE/SC, João Augusto Brancher Fuck.

Das 228 mil doses recebidas do laboratório AstraZeneca/Fiocruz, considerando a necessidade de reservar vacinas para a aplicação da dose dois, foram distribuídas, neste momento, 83.200 doses para aplicação da primeira dose (D1). As demais doses ficaram armazenadas na Central Estadual da Rede de Frio e serão encaminhadas às Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs) de acordo com o intervalo de aplicação da segunda dose (D2), que é de 12 semanas.

Nesta remessa, também foram encaminhadas às centrais regionais, 17.800 doses da vacina do laboratório Sinovac/Butantan, recebidas pelo estado no dia 14 de maio, para serem utilizadas como D1.

Essas doses também devem ser usadas para dar continuidade à vacinação dos grupos prioritários de pessoas com comorbidades e deficiência permanente grave. Importante lembrar que as doses da vacina Coronavac e Pfizer devem ser utilizadas, preferencialmente, para a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, considerando a suspensão do uso da vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz para este grupo.

Confira aqui a tabela de distribuição de doses por municípios e as orientações da SES às Secretarias Municipais de Saúde para a continuidade da vacinação.

Amanda Mariano, Bruna Matos e Patrícia Pozzo
Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) / SES