Coronavírus em SC: Saúde alerta para o aumento no número de casos de Covid-19 e pede atenção às medidas de prevenção

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES/SC) pede que a população reforce os cuidados e as medidas de prevenção com relação à Covid-19, tendo em vista o expressivo aumento do número de casos da doença na última semana. O Boletim Epidemiológico publicado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) na última terça, 11, mostra que a média móvel de novos casos confirmados de Covid-19 entre a última semana de dezembro e a primeira semana de janeiro teve um salto de 269%. Com relação ao número de casos ativos, o incremento foi de 306% no mesmo período.

O elevado índice de confirmação de novos casos no estado tem relação tanto com a circulação comunitária da variante Ômicron que, segundo estudos, tem se mostrado ter alta transmissibilidade, quanto com o aumento da população de Santa Catarina devido à temporada de verão. “No verão, especialmente nas cidades litorâneas, é normal que haja o aumento da circulação de pessoas. Isso também faz com que o vírus circule mais. Além disso, podemos ver que o índice de transmissibilidade da doença está acima de 2,0 em algumas regiões do estado, o que significa que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 200. Em dezembro, as taxas estavam abaixo de 1,0”, ressalta o diretor. 

Ainda com relação a confirmação de novos casos, todas as regiões de saúde apresentaram variação positiva, sendo que o maior aumento foi no Planalto Norte (+851%) e o Alto Vale do Rio do Peixe (+ 634%). Já a maior taxa de incidência foi registrada na região Carbonífera, com 410 casos a cada 100 mil habitantes.

Para os próximos dias, segundo estimativa calculada com base em novos casos notificados entre 02 de janeiro de 2022 e 08 de janeiro de 2022, a previsão é de continuidade de crescimento da média móvel de novos casos. Entre os dias 09 de janeiro de 2022 e 18 de janeiro de 2022, estima-se que o estado registre 36.500 casos novos, uma média de 3.650 casos por dia.

Por esse motivo, é de extrema importância que a população reforce e mantenha as medidas de prevenção a Covid-19 com o uso de máscara em ambientes fechados ou nos ambientes abertos com aglomeração; higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel; distanciamento social de, no mínimo, um metro, evitando ao máximo aglomerações; preferência por frequentar espaços ao ar livre, bem ventilados; além do cuidado ao fazer viagens, fazendo-as somente se for muito necessário. 

Outra medida de extrema importância é a vacinação. É essencial que a população acima de 12 anos fique atenta ao seu esquema vacinal e vá até um ponto de vacinação para tomar a primeira, segunda ou dose de reforço, dentro do prazo adequado para cada dose. 

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM - Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper