Prevenção à dengue: municípios participam de ação do programa "Penso, logo destino"

Na última quarta-feira, 24 de março, os municípios de Angelina e Anitápolis, localizados na Grande Florianópolis, participaram de mais uma ação do Programa “Penso, Logo Destino” idealizado pela Coordenadoria Regional do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA). O programa tem por finalidade a conscientização e o envolvimento dos catarinenses para o descarte correto de resíduos sólidos.

Durante a ação, foram recolhidos 1.479 pneus. Considerando o atual cenário epidemiológico, em que Santa Catarina e o país se encontram, a correta destinação dos pneus inservíveis é importante para evitar a disseminação do Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya.

Os pneus foram recolhidos pela Entidade Gestora RECICLANIP para destinação final ambientalmente correta. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) é parceira do IMA no programa “Penso, logo destino”. Esse foi o primeiro recolhimento em 2021, mas soma-se a outras coletas efetuadas no ano passado. No total, já foram encaminhados cerca de 4.200 pneus.

A população também pode contribuir com a iniciativa entregando pneus nos pontos específicos e verificando todo objeto ou local onde tenha água parada, foco de reprodução do Aedes aegypti.

Sobre o Projeto
A primeira fase do Projeto “Penso, logo destino” consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização.

Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias. Já os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta.

Os parceiros são Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Saúde, as prefeituras municipais, entre outras entidades.

Mais informações em: https://ima.sc.gov.br/.

WhatsApp Image 2021 03 29 at 2.16.32 PM

Amanda Mariano, Bruna Matos e Patrícia Pozzo