INFLUENZA AVIÁRIA EM HUMANOS

A influenza aviária (IA), também conhecida por gripe aviária, é uma doença altamente contagiosa, causada pelo Influenza A Vírus (IAV) da família Orthomyxoviridae, que pode afetar tanto aves silvestres quanto domésticas. No entanto, os vírus da IA também foram isolados, embora com menor frequência, de espécies de mamíferos, incluindo humanos.

O vírus é transmitido de forma eficaz através de aerossóis respiratórios, fezes e fluidos corporais, por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas) ou do contato indireto, via aerossóis e exposição à água e fômites contaminados.

Devido a contínuas mudanças genéticas do agente e sua capacidade de adaptação a novos animais e ao ser humano, a IA representa um risco desconhecido e sem predição à saúde pública. Em relação à saúde pública, os dados disponíveis indicam que os vírus de alta patogenicidade, classificados até o momento como dos tipos H5 e H7 estão relacionados com casos de transmissão à população
humana.

Por razões não claras, um aumento na detecção de surtos de IA ocorreu nos anos recentes. Focos de IAAP foram registrados em diferentes países, com detecção do agente em espécies da avicultura industrial. Estes focos causaram a morte ou sacrifício de milhões de aves, e expressivas perdas para a atividade avícola industrial. Em conexão com esses episódios, casos de infecção humana foram reportados.

febre amarela

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper