NEAR MISS MATERNO

O Near Miss Materno (NMM) é atualmente definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a mulher que quase morreu, mas sobreviveu a complicações graves durante a gestação, parto ou até 42 dias após o término da gestação. É caracterizado por um conjunto de condições que caracterizam a disfunção ou falência orgânica e que antecede imediatamente o óbito, constituindo um importante marcador de saúde e cuidados obstétricos.

Se a complicação com maior potencial de evoluir mais gravemente e para a morte, for detectada a tempo e medidas adequadas forem tomadas pelos serviços e profissionais de saúde, há a possibilidade de se alterar a evolução do caso e a mulher poderá sobreviver. Ao mesmo tempo, a chegada de uma mulher aos serviços de referência em condições de gravidade, que podem levá-la à morte, pode representar a desorganização dos serviços de saúde.

O Near Miss Materno deverá ser notificado pelo profissional de saúde que prestou assistência ou que possui acesso às informações de saúde da mulher. Dessa forma, será possível entender os fatores patológicos e circunstanciais sobre o cuidado prestado (ou a falta de), além de possibilitar a fundamentação da concretização de um sistema real de vigilância de morbidade materna grave, que permita intervenções rápidas nos mais diversos níveis do sistema.

banner nearmissmaterno 736x378 1

© 2025 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper