Por que parar de fumar?

Após 20 minutos,
sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

Após 3 semanas,
a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora.

Após 2 horas,
não há mais nicotina no seu sangue.

Após 10 anos,
o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade.

Após 8 horas,
o nível de oxigênio no sangue se normaliza.

Após 20 anos,
o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou.

Após 2 dias,
seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor.


Como parar de fumar?

O primeiro passo é estar decidido a parar de fumar.

Reflita sobre o papel do cigarro em sua vida e sobre os ganhos que você terá ao abandoná-lo.

Entenda que o tabagismo é um dependência química e faz mal à saúde - ele está diretamente associado a 50 diferentes doenças!

Resista à vontade de fumar. A "fissura" costuma durar apenas cinco minutos.

Reduza gradativamente a quantidade de cigarros que você fuma pror dia.

Identifique quais circunstâncias estimulam a vontade de fumar e tente evitá-las.

E reconheça quando a ajuda médica for necessária:

A rede pública de saúde oferece tratamento para quem deseja parar de fumar. Esse tratamento inclui avalição clínica indvidual, participação em grupos e, se necessário, o uso de medicamentos.