Dengue em SC: informe revela mais de 200 mil casos prováveis da doença

O informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), revela que até a última quarta-feira, 30, foram registrados 210.614 casos prováveis em 276 municípios do estado, representando um aumento de 139,82% comparando com o mesmo período do ano passado.

Em relação aos óbitos, foram confirmadas 132 mortes por dengue em 36 cidades, e outras 46  mortes permanecem em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Secretaria de Estado da Saúde.

Além da dengue, SC, registra um crescimento no número de casos de chikungunya, com 377 casos prováveis e 21 confirmados laboratorialmente. Nos municípios de Florianópolis (06), Joinville (04), Canoinhas (02), Itajaí (02), Gabarola (01), Guaramirim (01), Meleiro (01), Pomerode (01), Rio do Sul (01), São João Batista (01), e Trombudo Central (01). Apresentando um aumento de 100% comparado com o mesmo período do ano passado.

A SES reforça que a principal medida de prevenção contra essas doenças, é a eliminação de possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti, que são os locais com água parada.

- Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos;

- Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios;

- Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água;

- Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas;

- Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana;

- Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas;

- Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.

Confira o informe completo aqui.