Alimentação inadequada e sedentarismo contribuem para o aumento de doenças crônicas não transmissíveis em SC

O consumo excessivo de sódio e de gorduras saturadas aumenta o risco de doenças do coração, enquanto o consumo excessivo de açúcar aumenta o risco de cárie dental, de obesidade e de várias outras doenças crônicas, como câncer e diabetes. Esse é o alerta da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), da Secretaria de Estado da Saúde, para o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril.

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT’s) são responsáveis por mais de 70% de todas as mortes no mundo. Isso inclui 15 milhões de pessoas que morrem prematuramente, ou seja, com idade entre 30 e 69 anos. Em Santa Catarina, nessa mesma faixa etária, as DCNT’s foram a causa, em 2018, de 60% das mortes. Destacam-se principalmente doenças cardiovasculares e câncer, seguidas das doenças respiratórias crônicas e diabetes.

O aumento da ocorrência dessas doenças tem sido impulsionado por fatores de risco: o uso do tabaco, a inatividade física, o uso nocivo do álcool e as dietas pouco saudáveis. “A alimentação saudável é um importante fator de proteção da saúde. Quando adequada e aliada à atividade física reduz o risco de diversas doenças, inclusive alguns tipos de câncer, como o de mama”, destaca Adriana Elias, enfermeira da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Crônicos (GEVRA), da DIVE/SC.

Dicas de saúde:

- Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados a alimentos ultraprocessados;

- Opte por água, leite e frutas no lugar de refrigerantes, bebidas lácteas e biscoitos recheados;

- Não troque comida feita na hora por produtos que dispensam preparação culinária;

- Evite sopas “de pacote”, macarrão “instantâneo”, pratos congelados prontos para aquecer, frios e embutidos, maioneses e molhos industrializados, mistura pronta para tortas;

- Prefira sobremesas caseiras, dispensando as industrializadas;

- Confira atentamente as informações nos rótulos dos alimentos;

- Consuma até 5g de sal ou 2.000g de sódio por dia.

 

Amanda Mariano 
Bruna Matos
Patrícia Pozzo
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