CANCELADO Fórum sobre as hepatites virais promove debate sobre o panorama, a prevenção e o tratamento em SC

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (Ses/SC) e a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) realizam, no dia 30 de maio, o Fórum Catarinense sobre hepatites virais. Dirigido a profissionais da saúde, o evento acontecerá das 13h às 17h, no auditório Dep. Antonieta de Barros da Alesc, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.dive.sc.gov.br/hepatites.

O evento está na sua segunda edição e reunirá autoridades federais e estaduais em saúde para debater os seguintes temas: “Políticas e perfil das hepatites virais no Brasil e em Santa Catarina”, “Tratamento das hepatites B e C” e “Visão médica, experiências exitosas”.

Além de sensibilizar as pessoas para a importância do controle da doença, o encontro objetiva também propor discussões sobre: as novas tecnologias de diagnóstico, como o teste rápido para as hepatites B e C, já incorporado ao SUS; a vacina contra a hepatite B, também disponível na rede pública; e novos tratamentos oferecidos, que garantem melhor qualidade de vida aos portadores da doença.

“Nosso interesse é a capacitação e a atualização dos profissionais de saúde em relação ao tratamento, ao diagnóstico e à prevenção das hepatites. Recentemente, o Ministério da Saúde atualizou os protocolos de tratamento da doença, em especial da hepatite C, melhorando a qualidade da assistência, reduzindo a ocorrência de efeitos colaterais e oferecendo alternativas para os pacientes que não têm obtido resposta virológica positiva em seus tratamentos anteriores.”, explica Eduardo Macário, Diretor da Dive/SC.

É importante destacar que, nos últimos 7 anos, foram registrados no estado cerca de 63 óbitos por hepatite C e 22 óbitos por hepatite B, o número é aproximado porque esses óbitos estão relacionados a doenças ligadas às hepatites, como cirrose e câncer de fígado. Para reduzir essas ocorrências, é fundamental que a população em geral procure uma unidade de saúde para realização do teste rápido para o diagnóstico da doença, além de as pessoas portadoras do vírus da hepatite procurarem atendimento especializado para receber o tratamento correto o quanto antes.

O Fórum originou-se de reunião realizada em 2017 entre a Gerência de Vigilância das doenças sexualmente transmissíveis (DST), aids e hepatites virais da Dive/SC e o Deputado estadual Neodi Saretta, Presidente da Comissão de Saúde da Alesc e autor do Projeto de Lei que originou a Lei nº 15.615, que instituiu a Semana estadual de combate às hepatites em Santa Catarina, a ser celebrada na terceira semana do mês de maio.

13h – Credenciamento

13h30min – Abertura do Fórum Catarinense sobre hepatites virais

Ä  Presidente da Comissão de Saúde – Deputado Neodi Saretta

Ä  Diretor de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina – Eduardo Marques Macário