Dive/SC promove capacitação sobre HIV/Aids e sífilis para profissionais de saúde

Nesta semana, serão realizados dois eventos de capacitação para profissionais de saúde pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), organizados pela Gerência de DST/Aids e Hepatites Virais. Os eventos acontecerão em Florianópolis.

Na segunda-feira, dia 4, será realizada a “Oficina de Atualização em HIV/Aids”, voltada para médicos que atuam na atenção à saúde integral das pessoas vivendo com HIV (PVHIV) nos serviços de assistência especializada em HIV/Aids (SAEs e CTAs) de Santa Catarina. “Trata-se de um encontro técnico-científico, no qual os participantes terão a oportunidade de atualizarem seus conhecimentos nos principais temas relacionados ao HIV/Aids, incluindo os protocolos de tratamento com o objetivo da redução do impacto da epidemia em nosso país”, explica Dulce Quevedo, responsável pela Gerência de DST/Aids e Hepatites Virais da Dive/SC.  

Na terça-feira, dia 5, a capacitação será sobre "Sífilis em Santa Catarina: Desafios para a Prevenção e Controle", voltado para médicos ginecologistas, pediatras e enfermeiros atuantes na Atenção Básica e na média e alta complexidade hospitalar. Durante o evento será apresentado o Plano Estadual de Enfrentamento da Sífilis Congênita. Na sequência, serão realizados debates sobre o papel da Atenção Básica na prevenção da sífilis congênita, tratamento e o acompanhamento da criança infectada. As estratégias para a ampliação do diagnóstico: o papel dos testes rápidos para sífilis é outro importante tema na programação do evento.


Topo