Dive/SC participa da Expo Tattoo Floripa 2017

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (Dive/SES/SC) está participando da 4ª edição da Expo Tattoo Floripa, que ocorre de 18 a 20 de agosto, no Centrosul, em Florianópolis. O evento movimenta o universo da tatuagem, recebendo mais de 500 expositores, profissionais e dos mais diferentes perfis e idades. A expectativa da organização é que 10 mil pessoas passem pelo local.
 
Com um estande institucional, coordenado pela Gerência de Vigilância das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) Aids e Hepatites Virais, a Dive/SC promove a conscientização dos participantes do evento sobre a importância de fazer tatuagens com profissionais que utilizem instrumentos esterilizados e agulhas descartáveis e de uso único, atendendo à legislação vigente, como forma de prevenção das hepatites virais, em especial. 
 
No estande da Dive/SC, estão sendo distribuídos materiais informativos sobre a doença e as formas de prevenção e de diagnóstico das hepatites virais e de outras infecções sexualmente transmissíveis; além de preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante. Na abordagem, a equipe também promove sensibilização sobre a importância da realização dos Testes Rápidos para hepatite B, HIV/Aids e sífilis, oferecidos gratuitamente na rede pública de saúde.                        
Utilizar preservativo em todas as relações sexuais e não compartilhar materiais de uso pessoal, como lâminas de barbear ou depilar, escovas de dentes e outros objetos que furam ou cortam, são algumas das medidas de prevenção das hepatites B e C. Ter seu próprio kit de manicure/pedicure – com alicate de unha, lixa e palito – é outra recomendação importante, pois podem conter sangue contaminado pelo vírus.  
                  
 
 

Topo