Para celebrar o Dia Mundial da Saúde, movimento #secuidaSC será realizado em quatro cidades catarinenses

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, Santa Catarina realizará mais uma edição do movimento #secuidaSC em quatro cidades do estado: Palhoça, Itajaí, Lages e em Tubarão. O principal objetivo é estimular a adoção de hábitos saudáveis como forma de diminuir os casos de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), em especial as doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas, câncer e diabetes, que em 2015 foram responsáveis por 75% das causas de mortalidade no estado. Além disso, o movimento #secuidaSC se une ao tema da campanha do Dia Mundial da Saúde, que em 2017 abordará a depressão, informando que existem formas de prevenção e tratamento.

“A adoção de hábitos saudáveis, como a eliminação do tabagismo, a alimentação saudável e equilibrada, a realização de atividade física regular e a redução no consumo de álcool, é uma escolha que serve para promover mais a saúde e melhorar a qualidade de vida, tendo impacto tanto na redução da ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis, como também contribui para a redução da depressão e outros transtornos do tipo”, enfatiza Gladis Helena da Silva, Gerente de Vigilância de Agravos da Dive/SC.

Criado no ano passado pela Dive/SC, com evento realizado em Florianópolis, o movimento foi descentralizado este ano para abranger outras regiões do estado, considerando que os dados epidemiológicos reforçam a necessidade de conscientização de toda a população catarinense. As Gerências Regionais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde de Palhoça, Itajaí, Tubarão e Lages aderiram ao movimento. Com o apoio de diversas instituições locais, esses municípios realizarão eventos simultâneos no dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde.

AGENDE-SE:

Em Lages, o evento #secuidaSCLages será realizado no Parque Jonas Ramos (Tanque), no Centro, a partir das 13h, e contará com atividades físicas funcionais e atividades recreativas. Na programação estão previstos aulões de ginástica, de pilates, de ginástica funcional, de zumba, de cross fit e de vôlei. Slackline, Chinelão, Perna de Pau e Pista de Corda são outras atrações para estimular a prática de atividade física na população. Oficinas de pintura de ovos de Páscoa, de artesanato e de contação de histórias estão também previstas. As crianças poderão participar de brincadeiras como caça ao tesouro, pintura facial, piscina de bolinhas e cama elástica. O evento ainda contará com as apresentações da banda da Polícia Militar, da Cavalaria da PM, de Ballet, do CTG Clube de Tradições Gaúchas e do Teatro Reino dos Dentes.

Em Palhoça, o evento #secuidaSCPalhoça acontecerá das 13 às 18h, na Praça 7 de setembro, no Centro. Na programação estão previstas aulas de ritmos, degustação de produtos fitness, apresentações de teatro, música e dança, e serão oferecidos corte de cabelo e maquiagem.

Em Tubarão, o evento #secuidaSCTubarão será realizado na Praça Willy Zumblick, no centro da cidade, das 16h às 20h30, com aulas de zumba, rodas de conversas sobre ciclismo, bate-papo com nutricionista sobre alimentação saudável, e com psicólogo sobre autoestima, autocuidado e mente saudável. O evento contará, ainda, com apresentações de teatro e da banda marcial do Colégio Dehon. Dicas de combate ao tabagismo, sessões de automassagem e distribuição de mudas de árvores frutíferas também estão previstos.

Em Itajaí, no #secuidaSCItajaí, a comunidade será reunida na Praça Esportiva Gregório Cristino da Silva – Loteamento Jardim Esperança, no bairro Cordeiros, das 13h às 18h. A programação do movimento na cidade prevê aulas de zumba e de defesa pessoal feminina, crossfit, dicas de alimentação saudável com nutricionista, dança para crianças, gincana infantil, apresentações musicais e de dança.

O MOVIMENTO

movimento #secuidaSC foi criado em setembro de 2016 pela Dive/SC como uma ação de Promoção da Saúde, com o objetivo de alertar a população para a importância da alimentação saudável, da prática de atividades físicas, da cessação do tabagismo e da redução do consumo de álcool. A primeira edição aconteceu em Florianópolis, com eventos em outubro e novembro. O movimento conta com o apoio de diversas instituições e, dentre os parceiros, está o artista plástico Luciano Martins, que desenvolveu personagens exclusivos incentivando práticas saudáveis.

Em 2017, o movimento foi descentralizado para outras regiões do estado. As ações envolvem a divulgação de mensagens positivas de promoção da saúde, estimulando seu compartilhamento por meio das redes sociais e aplicativos de conversas, a publicação de matérias especiais com dados estatísticos sobre as doenças crônicas não transmissíveis mais prevalentes e a realização de eventos.

Saiba mais em www.secuidasc.sc.gov.br