Secretaria de Estado da Saúde realiza evento de lançamento do movimento #secuidaSC no próximo sábado, em Florianópolis

A alimentação saudável e a prática de atividades físicas são os temas do evento de lançamento do movimento #secuidaSC, lançado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) com o objetivo de divulgar ações de promoção de saúde a fim de prevenir a ocorrência das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) mais prevalentes no Estado: as doenças cardiovasculares, o câncer, as doenças respiratórias crônicas e o diabetes. O evento será realizado no próximo sábado, dia 15, das 9h às 13h, no Parque de Coqueiros, em Florianópolis.

Bate-papos, palestras, aulas de ginástica, consultoria financeira individual, atividades recreativas para crianças, apresentação da Banda do Exército, “varal de receitas”, feira de artesanato e distribuição de mudas de ervas e de temperos naturais estão entre as atrações. O evento é dirigido especialmente às mulheres, somando-se à tradicional campanha de prevenção do câncer de mama (Outubro Rosa). O foco estará no estímulo à alimentação saudável e à prática de atividades físicas. No dia 26 de novembro, outro evento do movimento #secuidaSC será realizado, no mesmo local, dirigido aos homens, integrando-se às ações da campanha de prevenção ao câncer de próstata (Novembro Azul). A ênfase do evento estará na redução do consumo de álcool e na cessação do tabagismo.

#secuidaSC envolve a realização dos eventos; a divulgação de mensagens positivas de promoção da saúde, estimulando seu compartilhamento por meio das redes sociais e aplicativos; o lançamento do site www.secuidasc.sc.gov.br; e a publicação de matérias especiais com dados estatísticos sobre as doenças crônicas não transmissíveis mais prevalentes em homens e mulheres. O movimento conta com o apoio de diversas instituições e, dentre os parceiros, está o artista plástico Luciano Martins, que desenvolveu personagens exclusivos incentivando práticas saudáveis.

 

15 DE OUTUBRO

Parque de Coqueiros, em Florianópolis

  •       9h – Abertura 
  •       9h20 – Apresentação Banda Exército (tenda) 
  •       10h – Palestra: Alimentação Saudável – terapeuta naturista  Carolina Young (tenda) 
  •       10h30 – Palestra: Ciclismo no trânsito – mobilidade e segurança– Bike Anjo (tenda) 
  •       10h30 - Aula defesa pessoal – Mulheres de Florianópolis (palco)
  •       11h – Palestra: Autoestima, autorrealização e bem- estar – jornalista Laine Valgas e Affonso Kulevicz (palco)
  •       11h30 – Palestra: Alimentação saudável–nutricionista Ana Lúcia Corrêa (tenda)
  •       12h30 – Aula de zumba – professores Duda Patinho e Karla Canto (palco)

Em paralelo: atividades recreativas e circuito de aventura para as crianças; feira de artesanato; consultoria financeira individual; “varal de receitas”; distribuição de mudas de ervas e de temperos naturais; e distribuição de materiais informativos e adesivos.

 

Leia mais

Secretaria de Estado da Saúde lança movimento #secuidaSC 


Topo